A realidade das condições de vivência da nossa sociedade expressam o quanto o nosso país é desigual. As inúmeras formas de organização de um espaço urbano começa pela maneira como a sociedade resolve os seus problemas socias. Com isso, a favela se torna um espelho da atual organização social, político e econômica de um país.A vida em sociedade no Brasil é marcada pela luta de buscar superar os problemas sociais cada vez intensos no país. Desde o advento do capitalismo excludente, as condições de vivência do brasileiro se modificam a cada instante. A favela, este fenômeno social que se abriga dentro das cidades brasileiras, é um exemplo claro da desigualdade social expressa pelo capitalismo e o seu modelo neoliberal. Entender a favela, só como um problema de apropriação do espaço urbano, é negar as causas do descaso com a população. A questão é bem mais complexa, e as causas bem mais óbvias. A raízes do problema estão na má distribuição de renda que acarreta a desigualdade social; no descaso político com a falta de planejamento urbano e uma real reforma agrária.
Portanto, as favelas são territórios que refletem o sentido da sociedade em que vivemos, e não pode continuar sendo tratada como um "problema dos outros". Diante disso, as consequências continuam sendo alarmantes para essa forma de vivência. É notório, assistirmos nos telejornais desastres e tragédias, como alagamentos, enxurradas e desmoronamentos em favelas, por exemplo, a atual tragédia das chuvas no Rio de Janeiro. Esse tipo de desastre expressa o perigo que esse modo de organização urbana oferece a população, e deixa claro a urgência na resolução desse problema urbano.
Contudo, as favelas continuam sendo umas das mais contundentes expressões das desigualdades sociais, e coloca em questão o sentido e a forma como vivemos. E nos remete a entendê-la como um grande desafio, e buscar a solução, junto com as autoridades políticas, para enfim superar essa má condição de vida. Portanto, essa é a nossa realidade, e isto é um problema de todos.
* Texto dissertativo baseado no tema da redação do Vestibular da UESC 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário