quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Futuro tão Presente do Trabalho

O trabalho constitui uma das formas mais dignas do exercício da cidadania. As mudanças na forma de conceber o trabalho têm causado discussões na sociedade em torno de temas como direitos humanos, qualidade de vida e o futuro do trabalho.

Desde o advento da Revolução Industrial na Inglaterra, o trabalho vem ganhando novos moldes no cenário mundial. As novas tecnologias e a substituição da mão-de-obra humana constitui peças deste cenário. No Brasil, estas modificações foram ainda mais intensas, por se tratar de um país que tem em suas raízes o preconceito racial, manifestado no sistema escravocrata, e o machismo exacerbado, onde as mulheres não tinham voz de decisão e eram submissas ao homem, não é diferente que isso se reflita no panorama trabalhista atual. De fato, algumas conquistas no decorrer dos tempos nos trouxe um alívio, como a consolidação da legislação trabalhista no governo de Getúlio Vargas, mas não é nem de longe o que precisa ainda ser mudado no nosso país.

Por consequência, com o avanço tecnológico e o crescimento econômico, novas classes de trabalho foram surgindo. O negro, antes marginalizado pela sociedade, passou a conquistar papéis importantes no mundo do trabalho. As mulheres ganharam destaque, e hoje, são as que mais investem em sua formação, voltada para o mercado de trabalho. Conforme a era digital se aproxima, algumas preocupações também vão surgindo, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável constituem fatores fundamentais para a garantia da qualidade de vida do trabalhador e demais cidadãos.

Contudo, a relação do trabalho na sociedade continuará mudando conforme avance o crescimento econômico. O que de fato é necessário, é que adaptemos a nossa sociedade ao mercado, investindo no que é de mais importante, nas pessoas. Um maior suporte na educação e qualificação, e uma política de amparo a qualidade de vida social, garantirá a curto, médio ou a longo prazo que a construção da dignidade humana se constitua.


* Texto dissertativo baseado no tema da redação do ENEM 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário